ita eng fra bra deu

BERNINA EXPRESS

SUÍÇA- Junho de 2009

O dia de Lola em Glorenza começa cedo: as seis da manhã  já "esta preparada" para sair do quarto do Gasthof Arvore Verde para fazer suas “nescesidade".

Assim que amanhece o dia em Glorenza o sol ja aparece com o cèu azul: o dia parece ser feito para rodar de moto...e para “brincar de cao”...

GLORENZA DORME…MAIS LOLA NAO…

Apenas Lola sai do Gasthof Arvore Verde,ela si encaminha  para  as ruas tranquilas da pequena cidade medieval, a cidade esta ainda  em silêncio, mas já cheia de luz e de aromas de montanha.

A Rua dos  Portici, de manhã cedo , é incrivel, assim como todos os outros “cantinhos” que, a cada passo, me lembro que uma vez Glorenza foi uma importante cidade do estado na encruzilhada de importantes rotas comerciais entre o Norte  Sul da Europa.

De volta ao quarto, Lola si embrulha com o  edredom macio da cama, mas não antes de desfrutar de um excelente patê de  batatas fritas vegetais orgânicas:pois  hoje lhe espera umas voltas de moto, vamos a "conquista" de uma das montanhas mais famosas da Suíça, o Passo do Bernina, com os seus 2329 metros de altura.

PRIMEIRO BRINCA DE CAO….DEPOIS VIAJA DE MOTO

A moto está pronta para a partida, mas o  sol,  ... o ar,   fresco de montanha... o cheiro de Glorenza ... o fato é que Lola parece não querer subir na  moto!

Apenas  entrou no  suporte e colocou  a coleira, Lola começou a "puxar" para o portão monumental de Glorenza, proprio ao lado da praça onde a moto estava  estacionada: é a porta que vai  a ciclovia ao lado do Rio Adige, onde tem os vastos gramados  verdes, tão desejados aos "cocker motociclista".

Assim que chegamos perto dos gramados, Lola foi solta e logo foi  correr para brincar  na grama:nunca podemos esquecer que ela é um cão ... e que a moto nao è a sua vida, mas è apenas um meio para ficar perto de  sua família....em primeiro lugar vem o cao e depois “o motociclismo”!

Só quando "o cão" cumpri a sua propria sodisfaçao, a moto pode partir com o " cocker motociclista" na orla: em direçao a  Suíça, para ser preciso Ofenpass, que chegamos  em pouco tempo, depois de percorrer a bela Val Monastero .... ao longo da qual, a Lola tem modo de apreciar o aroma do feno apenas cortado, que invadi o ar com seu cheiro ...

LOLA NO PARQUE NACIONAL DA SUIÇA

O Ofenpass, a respeito das  montanha das Dolomitas (mas também em respeito as  etapas da  Suíça pecorrido nesta viagem), é provavelmente o menos desafiador para os menos pitoresco, mas para nós, representa um passo necessário e que vamos fazer mais  vezes , tanto de ida como de  volta.

Em qualquer caso, a vista que si ver do Passo a Val Monastero, é impagável: para ver!

A estrada de Ofenpass que leva à cidade de Zernez (onde si  pode fazer o reabastecimento), é maravilhosa, porque si  atravessa o Parque Nacional da Suíça, um dos mais antigos do continente  da Europa

Lola gosta da primeira parte quando "si gira" e si ver toda a vista, e quando no meio e no final,que desce : é aí que a vista se torna ainda mais "grande", com um maravilhoso asfalto , si ver  cenários magníficos e paisagens com florestas, gramados e, montanhas e riachos.

Lola chegou a hora de fazer as suas  “nescesidade de  cao”, e começa a farejar com o nariz para fora do pára-brisa: é o sinal que ela quer parar!. Encontramos uma boa área de estacionamento, onde tem um longo caminho que parece perdido nos meio das grandes montanhas.

Assim que a moto para  com o descanso central, Lola faz ouvir a sua voz ... e quer descer imediatamente! A parada durou uma hora ....um longo tempo  o suficiente para satisfazer "o cão" ... isso significa viajar com Lola: os tempos de viagem são ditadas, não daquilo que si deve fazer mas daquilo que decide Lola.

INDO AO PASSO DE BERNINA…LOLA DORME…

A  viagem  continua com Lola, apenas subiu  na moto, colocou  o nariz na parte central do recipiente ... e si aprofundou em  um merecido descanso ... acordou quando estavamos ja no  pais de Zuoz, onde paramos para reabastecer o  combustível: nos espera uma grande subida no  Passo del Bernina e tambem uma longa viagem de volta ... è melhor reabastecer!.

Pecorremos a  29 atè a  Samedan, onde paramos para uma pausa em um grande gramado verde  ... mas Lola depois  de uma breve caminhada , quis retornar logo para a  moto .. é ela que decide o que “quer” "....agora è o “motociclista” que  prevalece ao "cão"... entao partimos  para Pontresina, o pais, fica na entrada da  Val Bernina, após o qual  si encontra a famosa passagem do mesmo nome.

A pista é simplesmente perfeita, a estrada apenas começa a subir, o ar fica mais fresco: nas grandes montanhas, a neve ainda está presente em grandes quantidades, e tem várias “nuvens na viagem” ... è melhor Lola usar o casaco de inverno, que é removido na última parada antes de chegar ao cume do passe e, em seguida o  vestiu de novo  para os últimos quilômetros.

UMA BOA CERVEJA… NUVEM EM VIAGEM INDO A LIVIGNO…

As grandes montanhas esperava  a chegada do “cocker motociclista" logo que a moto parou no ponto de  Bernina, as  "nuvens de viagem" foram abertas e deram lugar a um sol brilhante .... a weizen  degustado no terraço do Bernina foi o culminar da primeira parte da nossa jornada ... uma emoçao  motociclista ...

A viagem de Lola deve proseguir ainda por:  o Passo Forcola, que da  Suíça, nos leva  até Livigno.

A estrada que da  Bernina conduz atè ao Passo Forcola é magnífica e ao mesmo tempo, é tecnicamente exigente,deve ter muita  atenção, especialmente nos quatro quilômetros que separam o 29 do Passo  Forcola: a estrada é estreita e coberta por diversas grades de ferro, utilizados para drenagem da água.

Chegando no Passo  Forcola, percebemos que as "nuvens na viagem" nos estava esperando... e uma leve chuva nos encontra na passagem do "cocker motociclista"que no entanto Lola nao percebe nem mesmo pois dorme envolvida  no calor do casaco de frio...

A paisagem que si ver do Passo da  Forcola, no entanto, é magnífico, com todas as Valle di Livigno que se abre no horizonte, e à medida que desce em altitude, para de chover... mas as “nuvens  de viagem "estão sempre em cima de nós ... então é melhor ir sempre devagar...

DENTRO DO TÚNEL COM LOLA ... O SOL BRILHA SOBRE O PARQUE NACIONAL SUÍÇO ...

Fazemos uma breve parada antes de chegar ao Livigno, que decidimos de não visitar ... é melhor correr e tomar a estrada ao longo do Lago del Gallo ...  é uma decisão muito sábia!.

Entao , antes de entrar no túnel que nos levará de volta, na Suíça, o sol sai para fora das nuvens ... então decidimos fazer uma pausa para um "espresso cafè Itálico” em um pequeno bar  com um terraço com vista para o lago: uma pausa de "motociclanti” ...

A moto pra Lola nao tem mais  segredos, mas há sempre novas experiências para fazer, como pecorrer o  túnel,que em quatro quilometros, que nos levara a  " cocker motociclista" no explendido  Parque Nacional da Suíça, cerca de dez quilômetros do l'Ofenpass ... e a poucos quilômetros os imensos gramados verdes onde Lola na ida brincou por quase uma hora...

O acesso ao túnel é gratuita e é controlada de um  semáforo: com a moto possamos passar na frente de todos os automoveis que estao no engarrafamento ... seria melhor si Lola nao respirassi todo esse gas que escapa do veiculos..

O verde vem depois de alguns minutos, è  uma  emoção entrar no   túnel : foi a  "primeira vez" junto com  Lola ... e também é "agradável", do momento que pecorremos os quatro quilometros perfeito em uma unica pista (esse è o motivo do semáforo), com boa iluminação e ventilação e, acima de tudo, uma temperatura muito fresca.

Ao sair do túnel, na Suíça, fomos parados pela patrulha da policia local para uma  verificação de documento ... foi uma boa  oportunidade para  obter algumas fotos feitas na companhia de "cocker motociclista" ... seus gadgets foram muito apreciados ...

JANTAR ROMANTICO A GLORENZA

O sol parecia esperar por Lola, no  Parque Nacional Suíço o cèu brilhava .... boa desculpa para uma última parada para "brincar de  cão", nos gramados floridos...proprio naqueles mesmos da  ida  .... ... "O Parque de jogos " de Lola ... e ela aproveitou a pausa para descansar em um riacho fresco da montanha ....

O retorno à Glorenza em Val Venosta , foi realizada a Ofenpass e o dia terminou com um jantar romântico no Gasthof Arvore Verde, na linda praça medieval ... mas Lola já da muito  tempo que dormia .. . sonhando com os  imenso gramados floridos  do Parque Nacional da Suíça ...

VIDEO


 
    GLORENZ (ITALY) GLORENZ (ITALY) ADIGE RIVER GLORENZ LOLA AT GLORENZ LOLA AT GLORENZ GLORENZ LOLA AT GLORENZ READY TO GO SWISS NATIONAL PARK SWISS NATIONAL PARK SWISS ROAD SWISS NATIONAL PARK SWISS NATIONAL PARK LOLA AT SWISS NATIONAL PARK LOLA AT SWISS NATIONAL PARK LOLA AT SWISS NATIONAL PARK THE ROAD FOR BERNINA PASS BERNINA LAKE BERNINA LAKE READY TO GO THE QUEEN OF THE SNOW BERNINA PASS BERNINA PASS BERNINA PASS FORCOLA PASS ON THE ROAD FOR LIVIGNO (ITALY) THE ROAD FOR LIVIGNO (ITALY) LIVIGNO LAKE (ITALY) LIVIGNO LAKE (ITALY) LIVIGNO TUNNEL (ITALY) LIVIGNO TUNNEL (ITALY) LIVIGNO TUNNEL (ITALY) SWISS NATIONAL PARK SWISS NATIONAL PARK SWISS NATIONAL PARK LOLA AT SWISS NATIONAL PARK LOLA AT SWISS NATIONAL PARK LOLA AT SWISS NATIONAL PARK RETURN TO GLORENZ (ITALY) ROMANTIC DINNER AT GLORENZ (ITALY) DINNER AT GLORENZ (ITALY) GLORENZ (ITALY) GLORENZ BY NIGHT (ITALY)
 
  web design Elevel